O QUE É A CONCERTINA ?
Especificidades técnicas do intrumento:
"Trata-se de um aerofone de palhetas livres que são accionadas por meio de um fole que une os dois teclados. O teclado da mão direita produz as notas, enquanto o teclado da mão esquerda produz os acordes e baixos de acompanhamento."
"Este instrumento tem a particularidade de emitir notas distintas quando se prime uma tecla e se acciona o fole em cada sentido, o que o distingue do acordeão (que emite sempre o mesmo som, independentemente do sentido com que se acciona o fole)."
"A palheta livre metálica é o princípio sonoro da concertina. Esta palheta é uma lamela de cana ou metal, onde uma extremidade está fixa e a outra vibra sob a pressão do ar que circula pela acção do fole. Ela está fixada por uma das suas extremidades num suporte de madeira (chassis) onde foi perfurada uma abertura: a janela. No interior desta, sob a pressão do ar que vem do fole, a palheta desloca-se para um e outro lado do seu eixo, provocando uma vibração que está na origem do som da concertina.
A alimentação do ar é feita alternadamente, de acordo com o movimento de abertura ou de fecho do fole, que faz com que o ar de um lado ou do outro do suporte de madeira; como a palheta apenas vibra do lado onde ela está fixa: é por isso que na concertina sendo estas duas palhetas diferentes, o som emitido a fechar ou abrir o fole é também ele diferente.
A pele de couro evita eventuais vibrações parasitas da lamela que não está a vibrar. A palheta é afinada com a ajuda de uma lima (quando se lima a base, o som fica mais grave; quando se lima a extremidade o som fica mais agudo)."
Actuações 2015
www.concertinas.pt.la
Estamos já marcar atuações para 2015
quinta-feira, 22 de maio de 2008
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)